-5º DIA DA TREZENA DE SANTO ANTÔNIO-
Após um momento de silêncio:
— Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós manifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes! ℟.
— Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa. ℟.
Vossa palavra é a verdade;
℣.: O Senhor esteja convosco.
℣.: Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.
(O mistério da Ascensão)
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
℟.: O amor de Cristo nos uniu.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Pres.: Fazei, Senhor, que conservemos num coração puro o que a nossa boca recebeu. E que esta dádiva temporal se transforme para nós em remédio eterno.
Então o sacerdote pode voltar à cadeira. É aconselhável guardar algum tempo de silêncio sagrado ou proferir um salmo ou outro cântico de louvor.
5º DIA DA TREZENA
(Oração particular a Santo Antônio para recitar antes de cada exercício da trezena)
Ó grande Santo Antônio, vós vos esquecestes a vós mesmo, para só pensardes nos interesses dos outros! Compenetrado do preço de uma alma, daríeis vossa vida para ganhá-la a Deus. Não contente de fazer ouvir a palavra divina, ofereceis diariamente, pelos pecadores, o sacrifício de vós mesmo, pela mortificação e penitência. Considerando vosso zelo, deploro minha culpada indiferença. Coloco sempre os interesses temporais acima dos espirituais; só sinto aborrecimento e fadiga na oração e mortificação; ouço a palavra de Deus apenas por curiosidade e com bastante frieza. Faço sacrifícios pela terra e nada pelo Céu.
Um dia, em Tolosa, um rico e poderoso incrédulo, chamado Guiald, teve longa discussão com Santo Antônio, sobre o dogma, para ele inadmissível, da presença real de Nosso Senhor na Eucaristia!
Replicou o homem de DEUS:
-Que! O muçulmano crê na palavra de Maomé; o filósofo, no testemunho de Aristóteles, e vós, recusais crer na afirmação tão nítida e tão luminosa do Homem-Deus!
-Replicou o incrédulo: Crer não basta, quero ver Irmão Antônio, se podes demonstrar por um fato sensível o que demonstrais pela razão, abjurarei as minhas crenças e abraçarei a vossa. Aceitai a proposta?
-Certamente, respondeu o Santo.
-Tenho uma mula, continua o herege, prendê-la-ei e deixá-la-ei em jejum durante três dias. No fim desse tempo levá-la-ei à praça pública, em presença de todos, e lhe apresentarei a ração de aveia. Por vosso lado, lhe mostrareis a hóstia que, segundo as vossas palavras, contém o corpo do Homem-Deus. Se a mula rejeitar a aveia para ajoelhar-se diante da
Hóstia, eu me declararei católico.
No dia marcado, na praça, entre as zombarias de uns e apreensões de outros, apareceu o apóstolo com o Santíssimo Sacramento e o herege com a mula. Era solene o momento. Antônio impôs silêncio, e, virando-se para o animal, lhe disse:
-“Em nome de teu Criador, que trago em minhas mãos, embora indigno, conjuro-te e ordeno-te, ó ser desprovido da razão, a vir imediatamente prostrenar-te diante dele, para que os hereges reconheçam, por esse ato, que toda a criação está sujeita ao Cordeiro que se imola sobre nossos altares”. Ao mesmo tempo ofereceram à mula o que reclamava seu estômago, e ela, dócil à voz do Santo, sem tocar na aveia, avança, dobra os joelhos diante do Santíssimo Sacramento, em atitude de adoração. A vitória do Santo foi completa. O herege confessou lealmente suas faltas, e fiel à palavra que empenhara, abjurou publicamente seus erros. Ass.: Amém.
(Oração do dia)
Pres.: Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Pregador do evangelho, intercedei
Pelo povo abandonado, intercedei
Para sermos mensageiros, intercedei
Da justiça e da esperança, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Mestre sábio da verdade, intercedei
Pela igreja peregrina, intercedei
Pelos jovens namorados, intercedei
Pelos lares em perigo, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Vós, irmãos dos pequeninos, intercedei
Pelos pobres e doentes, intercedei
Pelos tristes e abatidos, intercedei
Pelos povos oprimidos, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Para o mundo ser mais justo, intercedei
Pela paz da humanidade, intercedei
Para sermos mais fraternos, intercedei
Para acharmos o perdido, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Pres.: Oremos:
Pres.: Alegre, Senhor Deus, a vossa Igreja a solenidade votiva de Santo Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que sempre se ache fortalecida com os socorros espirituais, e mereça alcançar os gozos eternos. Pelos merecimentos de Jesus Cristo Nosso Senhor.
Ass.: Amém.
Após a Ladainha rezar um Pai nosso, Ave Maria e um Gloria ao Pai, depois se encaminha para a benção final
RITOS FINAIS
O povo responde:
Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
O povo responde:
℟.: Amém.
O povo responde:
Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.