-6º DIA DA TREZENA DE SANTO ANTÔNIO-
SÃO BONIFÁCIO, BISPO E MÁRTIR, MEMÓRIA
Este santo lutou até à morte pela lei do seu Deus e não teve medo das ameaças dos ímpios, sua casa estava fundada sobre a rocha.
Após um momento de silêncio:
— ℟. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! ℟.
— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. ℟.
— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção. ℟.
— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado! ℟.
(Jo 17, 21)
℣.: O Senhor esteja convosco.
℣.: Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.
Aceitai, Senhor, os dons que trazemos na comemoração do vosso santo mártir São Bonifácio; como foi preciosa diante de vós a efusão do seu sangue, assim também vos agrade a nossa oblação. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
℟.: O amor de Cristo nos uniu.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Pres.: Fazei, Senhor, que conservemos num coração puro o que a nossa boca recebeu. E que esta dádiva temporal se transforme para nós em remédio eterno.
6º DIA DA TREZENA
(Oração particular a Santo Antônio para recitar antes de cada exercício da trezena)
Um dia, um pobre pecador estava tão sufocado pela emoção e arrependimento de seus pecados, que lhe era impossível proferir uma só palavra. O benfeitor lhe aconselhou, então, de trazer os pecados por escrito. O penitente obedeceu, mas quando o homem de Deus recebeu o papel das mãos do penitente, a escrita tinha desaparecido; estava tão limpo o papel, como se nada tivesse escrito!
Que alegria para a alma desse homem ouvir o Santo dizer: “Ide em paz, meu irmão, Deus tudo perdoou”.
Ó caridoso médico das almas, Santo Antônio, vosso zelo em ouvir os pecadores prova o quanto os amais. Apesar de vossas enfermidades e numerosas fadigas, passáveis dias inteiros a reconciliá-los com Deus; e eu, coberto de pecados, culpado diante de Deus e dos homens, difiro, rebato, para não me incomodar, e também por indiferença. Queixo-me de esperar alguns momentos para receber meu perdão, que Jesus Cristo mereceu-me depois de trinta e três anos de trabalhos. Para recobrar a saúde do corpo, ganhar um processo, colocar-me honradamente, adquirir a estima do mundo, fatigo-me de manhã à noite, tomo remédios amargos, submeto-me a operações dolorosas, faço sacrifícios de dinheiro e amor próprio; e, para purificar minha alma, para ganhar o Céu, hesito, lastimo o tempo perdido, temo um instante de confusão e recuso os remédios.
Havia quatro séculos que Santo Antônio de Pádua ilustrava o mundo com seus milagres, quando uma senhora de Bolonha, sem filhos, sabendo dos numerosos benefícios do taumaturgo, suplicou-lhe ter piedade dela, e acabar com o longo castigo de sua esterilidade.
Uma noite, e num sonho misterioso, o Santo apareceu-lhe e disse: “Ide nove terças-feiras seguidas visitar a igreja dos frades menores. Recebei a sagrada comunhão, e vossos desejos serão realizados”. Ela seguiu a prescrição do Santo, e ele, por sua vez, mostrou-se fiel à promessa que fizera.
(Oração do dia)
(Ladainha)
Pres.: Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Pregador do evangelho, intercedei
Pelo povo abandonado, intercedei
Para sermos mensageiros, intercedei
Da justiça e da esperança, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Mestre sábio da verdade, intercedei
Pela igreja peregrina, intercedei
Pelos jovens namorados, intercedei
Pelos lares em perigo, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Vós, irmãos dos pequeninos, intercedei
Pelos pobres e doentes, intercedei
Pelos tristes e abatidos, intercedei
Pelos povos oprimidos, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Para o mundo ser mais justo, intercedei
Pela paz da humanidade, intercedei
Para sermos mais fraternos, intercedei
Para acharmos o perdido, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Pres.: Oremos:
Pres.: Alegre, Senhor Deus, a vossa Igreja a solenidade votiva de Santo Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que sempre se ache fortalecida com os socorros espirituais, e mereça alcançar os gozos eternos. Pelos merecimentos de Jesus Cristo Nosso Senhor.
Ass.: Amém.
Após a Ladainha rezar um Pai nosso, Ave Maria e um Gloria ao Pai, depois se encaminha para a benção final
Pres.: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho ✠ e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
O povo responde:
℟.: Amém.
Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.