-7º DIA DA TREZENA DE SANTO ANTÔNIO-
Após um momento de silêncio:
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! ℟.
— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. ℟.
O Espírito Santo, o Paráclito,
℣.: O Senhor esteja convosco.
℣.: Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.
(O mistério da Ascensão)
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
℟.: O amor de Cristo nos uniu.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Pres.: Fazei, Senhor, que conservemos num coração puro o que a nossa boca recebeu. E que esta dádiva temporal se transforme para nós em remédio eterno.
Então o sacerdote pode voltar à cadeira. É aconselhável guardar algum tempo de silêncio sagrado ou proferir um salmo ou outro cântico de louvor.
7º DIA DA TREZENA
(Oração particular a Santo Antônio para recitar antes de cada exercício da trezena)
Muito austero era seu modo de vida, recusando ao corpo tudo o que não era rigorosamente necessário. Praticava os votos e a obediência regular, com toda perfeição.
Ó grande Santo Antônio, o profundo conhecimento que tínheis de vós mesmo vos tornava sempre prudente; sabíeis que não se deve presumir de si mesmo, por mais sublime que seja a vocação a que Deus nos destine e os favores que nos faça. Vossa prudência consistia em rezar muito, velar sobre os sentidos, mortificar o corpo e o espírito e praticar, à letra, a regra que abraçastes. Tornastes-vos santo, porque perseverastes no emprego desses meios. Se eu os tivesse empregado com fidelidade e perseverança, estaria hoje muito adiantado na virtude; mas, como confiei em minhas forças, quis ouvir minha preguiça e sensualidade, em uma palavra, porque desejei o fim sem empregar os meios, estou ainda sob o peso de minhas más inclinações.
Uma tarde, durante a oração que seguia o canto das Matinas, os companheiros de Santo Antônio viram um bando de malfeitores devastando a seara no campo vizinho, que pertencia a um dos benfeitores do convento. Correram a contar o sucedido ao Santo.
Respondeu o Santo: “desenganai-vos, é um artifício do demônio, que nada mais deseja que vos afastar por esse meio do exercício da presença de Deus”. Quando amanheceu, a seara estava intacta e os religiosos viram, mais uma vez, em que grande medida a alma do seu superior estava ornada dos dons do Espírito Santo.
Ass.: Amém.
(Oração do dia)
Pres.: Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Pregador do evangelho, intercedei
Pelo povo abandonado, intercedei
Para sermos mensageiros, intercedei
Da justiça e da esperança, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Mestre sábio da verdade, intercedei
Pela igreja peregrina, intercedei
Pelos jovens namorados, intercedei
Pelos lares em perigo, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Vós, irmãos dos pequeninos, intercedei
Pelos pobres e doentes, intercedei
Pelos tristes e abatidos, intercedei
Pelos povos oprimidos, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Para o mundo ser mais justo, intercedei
Pela paz da humanidade, intercedei
Para sermos mais fraternos, intercedei
Para acharmos o perdido, intercedei
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Santo Antônio, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!
Pres.: Oremos:
Pres.: Alegre, Senhor Deus, a vossa Igreja a solenidade votiva de Santo Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que sempre se ache fortalecida com os socorros espirituais, e mereça alcançar os gozos eternos. Pelos merecimentos de Jesus Cristo Nosso Senhor.
Ass.: Amém.
Após a Ladainha rezar um Pai nosso, Ave Maria e um Gloria ao Pai, depois se encaminha para a benção final
O povo responde:
Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
O povo responde:
℟.: Amém.
O povo responde:
Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.